Facuvale - Faculdade do Vale do Aço

Pós Graduação

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

Todos os cursos oferecidos pelo FACIMIG-EAD em parceria com as IES-Instituições de Ensino Superior, são amparados legalmente pela portaria junto ao MEC Nº 3.445 do dia 19/11/2003, Nº 1.990 do dia 20/12/2006, tendo validade em todo território nacional.

2. PÚBLICO-ALVO

Os cursos de Pós-Graduação na modalidade Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos), que atendam às exigências legais, de acordo com o MEC.

3. METODOLOGIA

Todos os cursos de Pós-Graduação possuem duração mínima de 05 (quatro) e máxima de 18 (dezoito) meses. A duração exata do curso depende do ritmo de cada aluno, que deverá cultivar uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos, aliado a um bom planejamento, para concluir o curso no menor prazo permitido. A Faculdade disponibiliza o seu material didático através do Portal do Aluno. O material consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência prática e acadêmica. Nossos materiais didáticos são de ótima qualidade, o que pode ser atestado pelo depoimento dos nossos alunos e ex-alunos. 

4. COMO FAZER INSCRIÇÃO

Não há processo seletivo, o aluno poderá iniciar o curso no momento em que desejar. No ato da inscrição será cobrada, por curso inscrito, uma taxa, que deverá ser paga diretamente ao parceiro credenciado da Faculdade. Quando a inscrição for feita diretamente no site da Instituição (www.facimig.com.br), a cobrança da respectiva taxa será feita via boleto, que poderá ser impresso no ato da inscrição. Assim que o aluno quitar a taxa de inscrição, serão disponibilizadas material didático no Portal do Aluno para iniciar seus estudos. Porém, o início do curso para contagem de tempo para conclusão se dará a partir da data de pagamento da primeira mensalidade.

ATENÇÃO! Após o pagamento da taxa de inscrição, o aluno receberá em seu e-mail uma mensagem com usuário e senha, para acessar o Portal do Aluno.


5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA MATRÍCULA E PEDIDO DE CERTIFICADO

- 02 fotografias recentes 3x4;
- Carteira de Identidade e CPF; (não sera aceito Carteira de Conselhos)
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Diploma de Curso Superior; 
- Histórico do Curso Superior; 
- Título de Eleitor com o comprovante da última eleição. (pode ser retirado junto ao site do cartório eleitoral - quitação eleitoral)
- comprovante de residência. .

ATENÇÃO! O aluno tem que enviar todas as documentações através do portal do aluno logo após a inscrição. É de total responsabilidade do aluno a atualização cadastral de dados pessoais e endereço.


6. PAGAMENTO DO CURSO

O aluno poderá efetuar o pagamento do curso de Pós-Graduação através de boletos bancários, cartão de credito ou PIX (enviando o comprovante para a baixa devida). Os boletos das mensalidades ficaram disponíveis no Portal do Aluno.

7. CERTIFICAÇÃO

De acordo com a legislação brasileira, os alunos que concluírem, com aprovação satisfatória, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu fazem jus ao título de Especialistas e receberão um certificado. O mesmo acontece ao aluno que concluir um curso de Pós-Graduação pela Faculdade e cumprir todos os requisitos obrigatórios, o certificado será disponibilizado a ele em um prazo médio de 01 a 02 meses, com todas as prerrogativas legais.

Para a expedição do certificado o aluno deverá pagar uma taxa de R$ 59,90 (cinquenta e nove reais e noventa centavos), referente a taxa de envio (caso o aluno opte por envio via SEDEX, deverá pagar o valor referente).

ATENÇÃO! O aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e no TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)

8. TROCA DE CURSO
Pelo Portal, o aluno poderá mudar de curso uma vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 30 dias, contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas. Caso haja necessidade, o aluno poderá mudar de curso outras vezes (dentro do prazo de 120 dias), desde que pague a taxa de R$ 50,00 por mudança de cada curso.

9. ATENDIMENTO E SUPORTE AO ALUNO

Facimig disponibiliza diversos canais de comunicação ao aluno, a saber: telefone (31) 3406-4514 e Whatsapp (31) 99348-2315, Portal do Aluno - Protocolo e Tutores Educacionais de todas as áreas de ensino de plantão de 08 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, para esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos, avaliações via Internet e presenciais e como fazer o TCC ou artigo (opcional).

10. MATERIAL DIDATICO
A Faculdade disponibiliza o material didático do curso, gratuito na forma online no portal do Aluno, site www.facimig.com.br. Caso o aluno prefira o material impresso, será cobrada uma taxa única de R$ 900 (novencentos reais).
Observação: a apostila será enviada após o pagamento, podendo chegar ao endereço do aluno no prazo de até 30 dias após a postagem, se o estado for muito longe de Minas Gerais.

11. PRAZO DE CONCLUSÃO

O aluno terá de 4 a 18 meses para concluir o curso, a partir da data de pagamento da primeira mensalidade, esse período dependerá exclusivamente do ritmo e desempenho de cada aluno que deverá manter uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos e ser aprovado nas disciplinas e no TCC (Artigo Científico ou Monografia), respeitando os períodos mínimos e máximos de curso.


12. REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

a) Todos os cursos de Pós-Graduação deverão ter duração mínima de 04 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade e considerada a data de colação de grau do aluno.
b) Aprovação em todas as disciplinas, com nota mínima de 70 (setenta) pontos.
c) Quitação de todas as parcelas do curso.
d) Entregar toda a documentação exigida.
e) Ser aprovado no TCC (Opcional) com nota mínima de 70 (setenta) pontos. O envio do TCC poderá ser feito a qualquer momento a partir da metade do curso. O envio será feito através do Portal do Aluno.
Observação: o certificado de conclusão de curso será enviado por correios com AR e será cobrado a taxa de envio.

13. ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO

As documentações exigidas deverão ser enviadas através do portal do aluno, ou caso o mesmo queira poderá também enviar via correio, para o seguinte endereço: FACIMIG -. Rua: Duque de Caxias, 366, Centro-Coronel Fabriciano-MG, CEP: 35.170-009 Caixa Postal 01.